segunda-feira, 30 de maio de 2011

É MUITO ARRISCADO COMPRAR UM IMÓVEL SEM ESCRITURA? QUAIS PROBLEMAS POSSO ENFRENTAR?

Você gostou de um imóvel, a localização é conveniente, o preço cabe no orçamento , mas o vendedor diz que "não tem escritura" e sugere a assinatura de um compromisso particular. É possível comprar?
Primeiro, vamos distinguir as situações: quando se negocia um imóvel na planta, pago a prazo, é normal que se celebre um "compromisso de venda e compra" vinculado à incorporação imobiliária e cuidadosamente regido pela lei, documento que vai prever todo andamento do negócio e da construção, até que seja atingido o seu ápice: a entrega do imóvel ao comprador e a celebração de uma escritura definitiva de venda e compra.
Porém, não é dessa situação que se trata agora.
Quando alguém diz que "não tem escritura, tecnicamente quer dizer que não tem registro imobiliário, e isto significa que estamos diante de um vendedor que não é o proprietário. E é válido o dito popular segundo o qual "quem não registra não é o dono", porque a propriedade se prova com o registro da matrícula do imóvel. Assim, o contrato não será de compra e venda mas de "promessa de compra e venda".
O proprietário usa, vende, demole, dispõe do imóvel e pode até exigir a sua devolução de quem injustamente ocupar-enfim, é dono do subsolo e do espaço aéreo e tem o que na linguagem jurídica, se denomina "direito real".
Já o "promitente vendedor" sumir ou por uma razão qualquer, não outorgar a escritura no futuro, vão restar para o adquirente os intrincados caminhos judiciais, demorados e caros.
Assim, nada impede a negociação "sem escritura", mas jamais se terá a mesma segurança como quando efetivamente se compra o imóvel, como registro da escritura no cartório de registro de imóveis.
caso você queira assumir esse risco pague o menos possível pelo imóvel, lembrando que essa diferença vai certamente ser gasta na futura regularização da propriedade.

Fonte: CRECI SC

sábado, 28 de maio de 2011

O BOM HUMOR É IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DA CARREIRA PROFISSIONAL

A construção de uma carreira profissional é uma tarefa árdua, uma busca constante e incessante de investimentos, estudos, aprimoramento dos conhecimentos e ampliação de experiências. As empresas desejam profissionais mais preparados que saibam oferecer soluções  inovadoras, compondo um conjunto de características: pró-atividade, curiosidade, dinamismo, persistência, foco nos resultados entre outras.
Devemos sempre lembrar que nossas ações e atividades influenciam direta ou indiretamente as pessoas do nosso convívio diário. Então, o bom humor é importante para a construção da carreira profissional?
Vejamos o significado da palavra "humor"descrito no dicionário. É um estado de ânimo cuja intensidade representa o grau de disposição e bem estar psicológico e emocional de um indivíduo. A palavra humor vem do grego e é relacionada com a palavra saúde.
Quando trabalhamos com bom humor demonstramos simpatia, boa vontade e alegria, ingredientes fundamentais para desenvolver um bom trabalho, além de demonstrar espírito de equipe, melhoria da comunicação, relacionamento interpessoal e vontade de servir, características relevantes para profissionais que desejam serem líderes nos segmentos escolhidos. As pessoas se sentem mais à vontade em trabalhar onde existe o bom humor, a harmonia do ambiente facilita-as a revelar sua criatividade e o trabalho flui de forma adequada e esperada pela organização.
O indivíduo que controla seu humor mostra auto confiança e equilibrio com os vários tipos de situações, imprevistos e problemas na realização de suas atividades profissionais, encontrando assim soluções mais coerentes e resultados satisfatórios sem prejudicar a produtividade. Manter o bom humor nas adversidades não é  fácil, principalmente com a pressão recebida e as cobranças exigidas, mas ninguém gosta de conviver a maior parte do seu dia com pessoas mal humoradas e irritadas, onde as reclamações já fazem parte delas, com funcionários mal educados e de má vontade. O trabalho desses profissionais quase sempre sai mal feito, contaminam todo o restante da equipe e compromete a qualidade dos resultados. Todos nós temos problemas na vida, mas nossos colegas de jornada não podem ser penalizados por isto,é necessário pensar na coletividade, é preciso ter consciência que oferecendo o melhor de nós, os outros nos proporcionarão o melhor de sí mesmos. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e ter bom humor é o diferencial.

FONTE: Portal VGV

sexta-feira, 27 de maio de 2011

GOVERNO ENDURECE REGRAS DO PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA.

O governo decidiu endurecer as regras do minha casa, minha vida.
Na segunda edição do programa, as pessoas que receberem o benefício só poderão vender o imóvel com a dívida quitada e sem o desconto do subsídio.
Também foi criado o Cadastro Nacional de Beneficiários. A inscrição é para quem recebeu benefícios em programas habitacionais ou rurais do governo, para evitar que subsídios sejam  dados mais de uma vez.
O governo decidiu ainda acabar com o limite de cinco andares para os prédios residênciais.
Agora, a altura será de acordo com as regras do governo local. Será impossível a exploração comercial  dos andares térreos. O aluguel das lojas comerciais será revertido para o condomínio. A meta do governo é contratar 2 milhões de imóveis até 2014. Na segundafase do programa, 60% das moradias serão destinadas a famílias com renda até R$1395.00

FONTE: penseimoveis.com.br

BOM DEMAIS PRA SER VERDADE

Sexta-feira, mais uma semana terminando e o final de semana chegando...
Bom pra relaxar, fazer planos...
Falando em planos...
Quem é que nunca sonhou em comprar uma imóvel e não precisar se encomodar com a mobília? Já pensou só precisar comprar a máquina de lavar roupa?????? NOOOOOOSSA muiiiiiiiiito bom.
Acho que a grande maioria já! Pois é, o que a poucos dias atrás era praticamente impossível hoje se tornou POSSÍVEL!!! E melhor ainda...pelo preço de um imóvel  sem nada!!!
Não acredita? Confira no site
http://www.expansaoempreendimentos.com.br/expansao/apertamento-alto-padrao/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

COMO SABER SE VOCÊ PODE USAR SEU FGTS PARA FINANCIAR UM IMÓVEL

Para conseguir usar o FGTS para financiar um imóvel é preciso ser brasileiro (ou estrangeiro com visto permanente) ter mais de 18 anos ou ser emancipado, estar como o nome limpo e ter fonte de renda comprovada. A partir da renda familiar, da idade e do estado civil, é possível simular o valor do financiamento da caixa.
A caixa não concede financiamento com FGTS para comprade terrenos ou lotes, muito menos para imóveis comerciais. Também não é permitido financiar unidades para  dependentes ou parentes, mesmo que sejam imóveis residenciais. E quem está pensando em reformar ou ampliar a casa ou o apartamento, seja residencial ou comercial, também não vai conseguir o fundo de garantia.
O imóvel ainda precisa ter registro no Cartório de Registro de Imóveis e estar em boas condições para que o comprador se mude. Antes de conceder o financiamente a Caixa envia engenheiros para avaliarem isso, e também para confirmarem quanto vale a casa ou o apartamento.
Além disso, o comprador não pode ter outro financiamento em seu nome, nem ter usado o fundo para financiar outro imóvel nos últimos 3 anos pelo SFH ( Sistema financeiro da habitação) que garante juros mais baixos para o financiamento.

Fonte: Pense imóveis

terça-feira, 24 de maio de 2011

DIREITOS E DEVERES DO LOCADOR E LOCATÁRIO


Saber quais são as melhores opções do mercado ou ter na ponta da língua as novidades da nova lei do inquilinato são apenas os passos iniciais para quem quer investir no negócio de locação de imóveis. Para realmente lidar com questões comuns durante o período de locação, locadores e locatários devem conhecer bem seu papel no negócio. Isso porque os principais dilemas deste tipo de transação surgem nos momentos mais inusitados e sempre estão ligados à célebre (porém não tão clara) divisão de responsabilidades entre inquilinos e proprietários. Por exemplo, se surge um foco de cupim no imóvel quem deve pagar a dedetizadora???? A resposta é simples, se quando o imóvel foi alugado já havia o foco ali é o locatário e se surgiu depois é o locador.
Para quem vai a conta quando é preciso trocar todo o encanamento do apartamento? E se for preciso lavar a fachada do prédio?
A resposta para essa e outras questões está a lei 8.245 de 1991. É ali que são definidos os direitos e deveres dos participantes do processo de locação. Por exemplo, fica estabelecido que o proprietário entregue o imóvel nas mesmas condições de uso para aquilo que se destina. Aos inquilinos, a regra é devolver o imóvel no mesmo estado em que encontrou. Simples? De tão gerais alguns destes princípios parecem inatosa qualquer pessoa com no mínimo de noção de mercado imobiliário. No entanto, são nestas questões que residem os principais pomos da discórdia entre inquilinos e proprietários. Se o inquilino fez furos ou sujou a parede, vai ter que pintá-la porque tem que entregar o imóvel exatamente com as mesmas condições que recebeu.
Tudo o que for relativo a manutenção é de responsabilidade do inquilino. Quando uma desentupidora é chamada por exemplo, o inquilino paga as contas. se a estrutura dos canos do prédio é trocada o locador desenbolsa o pagamento.
Quando se fala de pedreiro a responsabilidade é do proprietário e tudo o que tem a ver com água e sabão é dever do locatário.
Se diante de todos esses princípios for quase impossível resolver o conflito na base da negociação o jeito é recorrer à justiça. Assim, caso o processo de locação seja firmado sem a intermediação de uma imobiliária, as partes devem buscar respalto na justiça comum para resolver o problema. O códgo de defesa do consumidor é uma boa ferramenta para resolver cada detalhe do impasse caso o locador ou o locatário se sintam prejudicados pela administradora de imóveis, o códgo foi criado para equilibrar esta relação.
Fonte: Exame.com

O VENDEDOR DE SONHOS

As principais  atividades de uma corretor de imóveis são a  compra, venda, permuta, aluguel ou incorporação de imóveis e  não são tarefas tão simples de serem realizadas. A responsabilidade de um corretor de imóveis  vai muito mais  além do fato de apresentar ao cliente a propriedade na qual ele estiver interessado.
Quando uma pessoa decide comprar um imóvel é muito importante que ele escolha um bom corretor porque é ele que garante a segurança ao cliente na aquisição de um bem. A casa própria é o grande sonho do brasileiro e é ai que entra o corretor, o negócio imobiliário é quase sempre o negócio da vida de cada pessoa e o corretor interfere nesse processo. Ele facilita o processo de comercialização dando o suporte necessário para o cliente de forma segura. O corretor não trabalha apenas com imóveis e pessoas, ele trabalha com os sonhos.  Sua maior satisfação é poder contribuir dessa forma sendo a ponte para que isso aconteça.
Bom humor, carisma, paciência, dedicação e persistência esse é  o corretor de imóveis.
” Tudo que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado”.
(Roberto Shinyashiki)

POR QUE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA?

O fortalecimento do setor de lançamento é uma das características mais marcantes de 2011, o objetivo é atender cada vez melhor a demanda por imóveis na planta. De acordo com números do mercado imobiliário as construtoras estão deixando o banco dos réus no imaginário das pessoas e o que melhor traduz isso é o aumento do número de novos contratos na aquisição de um imóvel em planta de todo o país. Veja o que é bom saber antes de optar pela compra:
Vantagens:
A maioria das construtoras exige o pagamento de até 30% do valor total até a entrega das chaves e o restante é possível parcelar com financiamento  bancário em até 300 meses.
É muito mais fácil fazer mudanças no imóvel como tirar uma parede de um lugar  ou decidir por outro acabamento melhor, assim quando o imóvel for entregue já vem como o cliente quer.
Entre o lançamento e a entrega o valor do imóvel aumenta muito o que significa a valorização do seu bem, ou seja, hoje você compra um bem que daqui a 2 ou 3 anos vai valer bem mais.
Desvantagens:
É preciso ter tempo para esperar que o imóvel fique pronto, os mais rápidos geralmente são entregues em no mínimo 2 anos enquanto a maioria dura até 4 anos. É sempr bom checar com a construtora a data de entrega, que deve ser estipulada no contrato de compra e venda.
Ter confiança na construtora é fundamental porque comprar um imóvel na planta pode ser arriscado, nesse tempo a construtora pode falir e não entregar nada. Uma dica é ver se a construtora é associada a Ademi ou ao Sinducon, visite outros imóveis feitos pela mesma e converse com os moradores, veja se a documentação está corretae pra isso  é só pedir o número do memorial e conferir no cartório.
PROTEÇÃO DA LEI: O melhor é precaver-se com a cláusulade recisão ainda que seja possível recorrer à lei federal nº4.591/64, complementada pela 8.078/90  que regulamenta a atividade de incorporação imobiliária

DICAS

Alugar um imóvel é um bom negócio?
Sim, é uma tendência de investimento que está cada vez mais em alta. Grande parte das famílias vivem exclusivamente do aluguel. O imóvel é um investimento seguro, muito mais que aplicar na bolsa de valores por exemplo. Além da rentabilidade, da locação, ele se valoriza ao longo dos anos. E, embora sua rentabilidade seja relativamente baixa, algumas locações hoje são mais rentáveis que a poupança.
O que preciso saber na hora de comprar um terreno?
Fiquei atento às características do terreno como sua extensão, seu formato, sua tipografia (que pode demandar movimentos bruscos de terra como aterros ou escavações;existem terrenos planos com aclive e declive), seu solo e sua iluminação natural, que pode influenciar no dia-a -dia.

SAIBA CALCULAR AS PARCELAS DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO

Para calcular as parcelas e o total financiado, você precisa das seguintes informações:
A)Valor financiado: Em geral o total financiado fica em até 80% do imóvel.
Em caso de moradia de baixa renda, até 100% do imóvel pode ser financiado.
B) Taxa de juros anual: Varia de banco para banco em função do percentual financiado e da faixa de renda. Costuma ficar entre 9% e 11% ao ano. Para o programa Minha casa, Minha vida, o percentual vai de 6,5% a 8% ao ano.

C) Prazo de financiamento:
Os prazos costumam variar entre 60 e 360 meses.
D)Método de amortização: São dois:
SAC: Prestações vão diminuindo como tempo. Famílias que preveem aumentos significativos de gastos podem ter alívio no bolso com as parcelas decrescentes.

Tabela Price:
No segundo, as parcelas são fixas ou equivalentes a até 30% do salário. Também costuma sofrer correção monietária e subir aos poucos.

DECLARAÇÃO 2011 NO IMPOSTO DE RENDA TEM NOVIDADES NO SETOR IMOBILIÁRIO

O local é o tabelionato de notas, qualquer um deles e em qualquer lugar do país. Nele você irá solicitar uma escritura pública do imóvel. Se for doação a escritura será de doação e implicará pagamento de imposto e doação. Se for compra e venda do imóvel paga-se ITBI que é o imposto municipal de transferência na compra e venda de imóvel.
É obrigatório que quem vai transferir o imóvel seja o proprietário que consta na matrícula imobiliária ou então tenha procuração pública deste. Ambos, quem vai transferir e quem vai receber a transferência devem comparecer ao cartório e é necessário levar a guia do imposto quitada, escritura pública do imóvel e matrícula atualizada além dos documentos das partes (CPF e RG) mais carnê do IPTU.
Após a escritura ficar pronta a mesma fica arquivada neste tabelionato para caso se precise de uma cópia. É entregue o traanslado desta a que transferiu para que proceda o registro desta escritura no cartório de imóveis a margem da matrícula imobiliária. A escritura pública é o documento formal obrigatório para que se proceda a transferência do imóvel para outra pessoa, portanto após estar pronta ela deve ser levadaa registro na matricual do imóvel também chamada de RGI (registro geral imobiliário).
Sem esse registro o imóvel permanece em nome do proprietário atual e a partir dele se transfere para quem o recebeu na escritura. A matrícula é o ÚNICO documento que afirma quem é o dono do imóvel portanto se você não levar a escritura a registro na matrícula continuará sendo o proprietário do imóvel.
Feito o registro estará feita a transferência

QUER TRANSFERIR UM IMÓVEL? SAIBA COMO.

O local é o tabelionato de notas, qualquer um deles e em qualquer lugar do país. Nele você irá solicitar uma escritura pública do imóvel. Se for doação a escritura será de doação e implicará pagamento de imposto e doação. Se for compra e venda do imóvel paga-se ITBI que é o imposto municipal de transferência na compra e venda de imóvel.
É obrigatório que quem vai transferir o imóvel seja o proprietário que consta na matrícula imobiliária ou então tenha procuração pública deste. Ambos, quem vai transferir e quem vai receber a transferência devem comparecer ao cartório e é necessário levar a guia do imposto quitada, escritura pública do imóvel e matrícula atualizada além dos documentos das partes (CPF e RG) mais carnê do IPTU.
Após a escritura ficar pronta a mesma fica arquivada neste tabelionato para caso se precise de uma cópia. É entregue o traanslado desta a que transferiu para que proceda o registro desta escritura no cartório de imóveis a margem da matrícula imobiliária. A escritura pública é o documento formal obrigatório para que se proceda a transferência do imóvel para outra pessoa, portanto após estar pronta ela deve ser levadaa registro na matricual do imóvel também chamada de RGI (registro geral imobiliário).
Sem esse registro o imóvel permanece em nome do proprietário atual e a partir dele se transfere para quem o recebeu na escritura. A matrícula é o ÚNICO documento que afirma quem é o dono do imóvel portanto se você não levar a escritura a registro na matrícula continuará sendo o proprietário do imóvel.
Feito o registro estará feita a transferência

POR QUE TER UMA CASA DE CAMPO?

Às vezes dá vontade sumir, correr sem rumo…como sei que ser um Forrest Gump não é fácil, acho que uma casa no campo seria uma ótima opção.
Sossego, meditação, natureza…tudo de bom!
A maioria das pessoas sonha em ter uma casa de campo para se refazer do stress da vida urbana, entrando em contato com a natureza e confraternizando com familiares e amigos.
Curtir um friozinho tomando um chocolate quente ou um vinho com uma tábua de queijos em frente ao fogo aquecido de uma lareira ou até mesmo de um fogão a lenha… tem coisa melhor???? Muito bom…e vc já tem a sua casa de campo??